terça-feira, 21 de outubro de 2008

Uma Avó das Arábias

Gauguin, em verdade, herdara um temperamento destemido e aventureiro que vinha da sua avó, Flora Tristan, uma escritora feminista e libertária, que nascera no Peru e que privara com líderes socialistas na Inglaterra e na França até morrer precocemente em 1844. Além disso, foi determinante para sua ruptura completa com o modo de vida pequeno-burguês que levava a sua crescente amizade com o pintor Camille Pissarro, um dos mais significativos ativistas da escola impressionista. Aproximação que ele fez questão de estreitar desde 1873, e mais ativamente a partir de 1878. Seguramente essa idéia de ir procurar em ilhas remotas, longe das coisas européias civilizadas, a "essência primitiva" de um arte perdida - algo assim como um Rousseau aplicado à estética da pintura - veio-lhe daquele pintor, ele mesmo um homem nascido na ilha caribenha de Santo Tomás, em 1830. Pissarro ainda ensinou-lhe outra coisa. Sendo enfático nisso: a arte é exigente. Ela requer uma devoção integral. Não havia hipótese de Gauguin vir a conciliar seu emprego de corretor da bolsa e outras atividades bancárias com o ofício de pintor. Então, para o desespero de sua esposa Mette, uma sisuda dinamarquesa de fé luterana que lhe dera cinco filhos, ele jogou tudo para o ar para assumir o seu destino. Portanto, foi o amálgama, digamos, da herança genética da avó com a amizade de Pissarro, quem de fato impulsionou-o para uma outra vida.

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